Vejamos as opiniões concordantes: A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.
A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também.
Vejamos os pontos discordantes:
O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.
O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.
O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.
O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.
O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.
O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.
A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade.
Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos. Esta é a grande diferença.
Fonte:
AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis.
PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.
A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também.
Vejamos os pontos discordantes:
O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.
O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.
O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.
O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.
O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.
O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.
A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade.
Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos. Esta é a grande diferença.
Fonte:
AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis.
PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.
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Quadro oferecido pelo companheiro Laurindo Francisco Diana, adepto da Umbanda.SINOPSE COMPARATIVA | ESPIRITISMO | UMBANDA |
País de origem
| França |
Brasil
|
Data de surgimento
|
18.04.l857
|
15.11.1908
|
Codificador
|
Allan Kardec
|
-----------
|
Fundador
|
-----------
|
Zélio F.de Morais
|
Adereços e caracterizações
|
Não
|
Sim
|
Altar e/ou oratório
|
Não
|
Sim
|
Autonomia das associações
|
Sim
|
Sim
|
Cânticos (pontos) cantados
|
Não
|
Sim
|
Classificação dos espíritos em categorias
|
Sim
|
Não
|
Comidas, bebidas, fumo, etc.
|
Não
|
Sim
|
Cultos exteriores
|
Não
|
Sim
|
Dogmas
| Não | Sim |
Doutrina |
Sim
|
Em formação
|
Ervas e banhos |
Não
|
Sim
|
Fé
|
Racional
|
Emocional Devocional
|
Jogos premonitórios
| Não | Sim |
Mediunidade
|
Sim
|
Sim
|
Mediunismo e/ou animismo
|
Sim
|
Sim
|
Messiânica
|
Não
| Não |
Método |
Sim
|
Sim
|
Oferendas materiais
|
Não
|
Sim
|
Revelada
|
Sim
|
Não
|
Literatura básica
|
As obras (5) de Allan Kardec
|
---------------
|
Rituais e cerimoniais
|
Não
|
Sim
|
Roupas especiais e/ou paramentos
|
Não
|
Sim
|
Sacerdotes
|
Não
|
Sim
|
Sacramentos
|
Não
|
Sim
|
Símbolos (pontos) riscados
|
Não
|
Sim
|
Sincretismo
|
Não
|
Sim
|
Sistema organizacional
|
Federativo
|
Federativo
|
Tipificações espirituais
|
Não
|
Sim
|
Tradição oral
|
Não
|
Sim
|
Velas, flores, defumações, etc.
|
Não
|
Sim
|
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS | ||
Crença em Deus único
|
Sim
|
Sim
|
Comunicabilidade recíproca com os espíritos
|
Sim
|
Sim
|
Crença nos elementais
|
Não
|
Sim
|
Evolução progressiva dos espíritos
|
Sim
|
Sim
|
Existência dos espíritos que sobrevivem à morte do corpo
|
Sim
|
Sim
|
Influência dos espíritos sobre as pessoas
|
Sim
|
Sim
|
Lei de causa efeito
|
Sim
|
Sim
|
Pluralidade dos mundos habitados
|
Sim
|
Sim
|
Prática da caridade
|
Sim
|
Sim
|
Reencarnações sucessivas
|
Sim
|
Sim
|
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