Domingo dia 11 de Maio
Mães da Umbanda
Olá Irmãos de Fé!
Oxum representa o amor, a pureza, a beleza, inocência e concepção. Iemanjá representa a Mãe Universal, Mãe dos Orixás, aquela que mantém e gera a vida. Ambas se manifestam na água, Oxum na água doce dos rios e cachoeiras e Iemanjá na água salgada dos mares e oceanos. Na maioria das Casas de Umbanda vemos as imagens de Nossa Senhora da Conceição ou de Nossa Senhora Aparecida, fazendo sincretismo com Oxum porque ambas tem as mesmas qualidades.
Já Iemanjá é o único Orixá que tem uma imagem própria umbandista, não católica, mas assim mesmo, encontramos sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora das Graças.
Nossa Senhora e os Orixás, emanações de Deus na Umbanda, convivem juntos pelo sincretismo e em perfeita harmonia, dando-nos o exemplo de Fraternidade e Universalismo da espiritualidade. As fronteiras pertencem a esse nosso plano físico, não ao Astral de Luz.
Oxum não é Maria ou vice-versa porém, juntas em nossos corações nos inspiram o colo da mãe que nos dá o abrigo doce e o embalo sereno. Nos ajudam, nos dão a mão de mães amorosas nos primeiros passos para caminharmos com esperança e proteção nas dificuldades que fazem parte do nosso crescimento espiritual.
Onde houver duas ou mais culturas haverá sempre o sincretismo, que marca o encontro entre elas. Maria faz parte de uma cultura que dominou todo o Ocidente e grande parte do Oriente. Independente de como possa ser interpretada, Maria também faz parte da Religião Umbanda, e como amorosa Mãe, sempre intercede junto a Pai Oxalá à nosso favor.
Saravá protetora dos idosos, crianças e dos desamparados. Estendei o Vosso Manto sobre as nossas cabeças.
Dai-nos forças para não cairmos extenuados pelo cansaço e pelo desânimo. Dai-nos forças para não nos perdermos nos caminhos da ingratidão e da descrença.
Dai-nos forças para sabermos perdoar os que nos ofendem, os que nos insultam, os que nos perseguem e os que nos humilham.
Nas águas das cachoeiras, nos lagos e nos rios, a Vossa força irradia proteção e Luz para os sofredores, os enfermos e os angustiados.
Ajoelhamo-nos ante o Vosso Manto luminoso e suplicamos com toda a nossa fé que não nos abandoneis nas horas de aflição e amargura.
Ajudai-nos Mamãe Oxum, protegei-nos agora e sempre. Dai-nos maleme pelos nossos erros e as nossas omissões.
Lançai o esplendor da Vossa Luz em nossos caminhos, para que com humildade, tenhamos força para caminharmos até Vós.
Saravá Mamãe Oxum!
Salve Nossa Senhora da Conceição!
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário