segunda-feira, 18 de março de 2013


Amigo Imaginário
É possível


ola tenho 27 anos e quando era pequena a minha mae apanhava-me mts vezes a brincar na cama durante a noite e quando me dizia para dormir eu dizia que estava a brincar com o velho na altura o meu padrinho levou-me a uma senhora que me fechou o cofre isto e possivel ?

Esta questão foi-nos deixada por uma leitora num dos posts dedicados á questão do "cofre aberto".
Pergunta-nos se é possível.

1. Brincar com alguém que mais ninguém vê, é possível, sim. Pode ser um "amigo imaginário", pois as crianças ainda não sabem distinguir como nós a realidade da fantasia. Assim como imaginam que estão a brincar com um personagem de ficção (o Peter Pan, o Naruto, o Super-Homem, a Cinderela), as crianças muitas vezes imaginam amigos.

Mas também pode tratar-se de alguém que está no mundo espiritual, de um Espírito, de alguém que já "morreu". tem havido casos em que crianças insistem em dizer que estão a brincar com Fulano, que descrevem ao pormenor, e que se vem a descobrir tratar-se de um familiar falecido ou de um antigo habitante da casa, que a criança nunca viu em fotografias nem ouviu falar.

Por isso, e segundo a filosofia espírita, o tal velho podia ser um Espírito, sim senhora. Tem-se geralmente a ideia de que os Espíritos vêm sempre para assustar, para fazer mal. Nem sempre é assim. Por isso, as crianças, que ainda não foram influenciadas por filmes e histórias de terror, costumam encarar esses fenómenos com toda a naturalidade. E com muita razão, pois os Espíritos são apenas pessoas como nós, que já viveram na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário