Animais - Companheiros em Evolução
Com alguma frequência recebemos mensagens de correio electrónico, ou na nossa caixa de comentários, contendo dúvidas dos nossos companheiros que frequentam o Blog de Espiritismo.
Uma das recentes foca a questão de como a filosofia espírita vê os animais.
Vamos tentar responder, dentro dos limites do nosso conhecimento doutrinário.
Nas obras básicas do Espiritismo, nomeadamente em O Livro dos Espíritos, no capítulo Os Três Reinos, ficamos a saber que Deus nada cria sem uma intenção elevada. Gabriel Delanne, em A Evolução Anímica, explica como, a par com a evolução material das espécies, existe uma evolução espiritual.
Entre a planta e o animal mais simples, já existe uma distância evolutiva considerável. Entre animais como as estrelas-do-mar, e animais como os cães, por exemplo, vai outra distância considerável. Entre estes e os primatas, idem, e entre os primatas e os homens, ainda mais. Bem sabemos que os seres humanos são biologicamente primatas, também, mas têm uma capacidade de raciocínio e liberdade de escolha bem superiores.
Consideramos que os seres humanos já são Espíritos encarnados, enquanto que os animais ainda são animados por um princípio espiritual, são Espíritos em estado embrionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário