quarta-feira, 13 de março de 2013

Sincretismo


Os escravos africanos por imposição de seus senhores eram obrigados a cultuar a religião católica. Para obedecerem a ordem, eles de um modo esperto ajeitavam sobre o altar um pano branco com as imagens dos santos católicos, mas em baixo do pano branco construíam os amalás de seus Orixás a quem cultuavam, com um olho no Santo e outro do Orixá. Com o costume houve o sincretismo com a Igreja Católica, até hoje respeitado pela Umbanda.
A influência da Igreja Católica foi tão forte que todos os rituais da Umbanda são muito parecidos, como o casamento e o batizado, as preces no congá e ele próprio com as imagens dos santos.
  1. Mencionei apenas alguns nomes de destaque como pregadores da Umbanda, apenas para mostrar que existem divergências entre os estudiosos da matéria. Se a confusão já começa no culto dos sete Orixás, é perfeitamente compreensível que também aconteça com o culto e sua liturgia.
  2. Continuando as divergências extraímos do livro Eu e a Umbanda, do pai-de-santo Edmundo Rodrigues Ferro, um quadro comparando os nomes dos Santos Católicos nos Estados brasileiros, onde inclusive não existe a unanimidade, ficando bem claro que esse quadro é apenas demonstrativo e pode estar incompleto.
ORIXÁ AFRICANOSANTO CATÓLICOESTADO
OgumSão BartolomeuBA
OgumSanto AntonioBA
OgumSão JorgeRJ - PE - PR
AbaluaiêSão FranciscoBR
AbaluaiêSão SebastiãoRJ - PE
Omulu ou OmulumSão LázaroRJ - PE - PR
Omulu ou OmulumSão BentoBA
Nana BuruquêSant´AnaRJ - PE - PR
OxumNossa Senhora das CandeiasBA
OxumNossa Senhora da ConceiçãoRJ - PR
IemanjáVirgem MariaPR
IemanjáNossa Senhora da ConceiçãoRJ
IansãSanta BárbaraRJ - BA - PR
OxaláNosso Senhor do BonfimRJ - PE - PR
OxaláJesus CristoPR
OxossiSão SebastiãoRJ - PR
OxossiSão JorgeBR
IbejiSão Cosme e DamiãoRJ - BA - PR - PE
XangôSão JerônimoVários Estados
Um fato que merece um destaque especial é a incontestável prova que a Umbanda já era praticada antes da data oficial de sua anunciação, tanto que ela, quando criada em 1908, já adotou o sincretismo com a Igreja Católica, quando sabemos que a escravidão já havia acabado com a promulgação da Lei Áurea em 13 de Maio de 1888.

Nenhum comentário:

Postar um comentário