sexta-feira, 26 de abril de 2013


Estudo da Linha de Ogum

São Jorge na entrada do
Centro de Umbanda.
Dando seqüência ao estudo da Linha de Ogum, hoje vamos falar do desdobramento dessa linha e suas falanges.


Sempre vigilante, aplicando a Lei Divina com rigidez e firmeza, Ogum vibra sua energia nos caminhos, nas entradas, agindo de acordo com a atitude daquele que o leva a agir.

Ogum é o Orixá da energia da atitude, vencedor de demandas, persistência, tenacidade, renascimento (no sentido de capacidade de se reerguer, pois quem tem a força e a proteção desse guerreiro pode vacilar mas jamais deixará de ser um vencedor ). 

O Orixá Ogum representa ou se manifesta através da luta pela sobrevivência e por isso está associado a defesa de todos os reinos, além de estar diretamente associado ao início de tudo, ao novo, a conquista.

Ao encontrarmos a energia do Orixá Ogum, cujo elemento é o fogo, manifestando-se no reino do Orixá Omulu, que é a terra, o chão, o solo, através do calor o sol e traduzimos isso para a calunga pequena ou cemitério, que em termos ritualísticos de Umbanda é o reino de Omulu, temos a formação do desdobramento de Ogum que chamamos de Ogum Megê. Ou seja, é o Orixá Ogum atuando na defesa do reino do Orixá Omulu em combinação vibratória com o mesmo, formando este desdobramento de Ogum. É o Ogum magista, ou seja, conquista/defesa através da magia.

Quando o Orixá Ogum manifesta-se na defesa do reino de Xangô, encontramos o desdobramento chamado de Ogum de Lei, ou seja, combinação vibratória do Orixá Ogum com o Orixá Xangô. Em nível de necessidade nossa de terra (ou terreiro) é quando Ogum atua na execução de justiça. É o Ogum da ponderação, ou seja, conquista/defesa através da ponderação, da estratégia.

Ao cruzamento vibratório do Orixá Ogum com o Orixá Oxossi damos o nome de Ogum Rompe Mato. É o Ogum do imediatismo, ou seja, conquista/defesa através da expansão.

Ao cruzamento vibratório do Orixá Ogum com a Orixá Oxum, ou seja, Ogum atuando na defesa dos rios e cascatas, damos o nome de Ogum Iara. É o Ogum da diplomacia, ou seja, conquista/defesa através da concórdia, diplomacia.

E finalmente o Orixá Ogum atuando na defesa do reino de Iemanjá, juntamente com a Orixá Iansã (ação sazonal dos ventos e tempestades causando a turbulência das ondas) damos o nome a esta manifestação de Ogum Beira-Mar. É o Ogum do inesperado, ou seja, conquista/defesa através de ações inesperadas.

Concluímos, portanto, que Ogum pode atuar com todos os elementos naturais, Ar, Fogo, Água, Terra, no qual estabelece sua vibração. Ogum atua em todos eles em conjunto com os demais Orixás. Por isso seus falangeiros trazem características da vibração de Ogum com a vibração do Orixá que rege outro campo vibratório da natureza.


RESUMO:

Ogum Megê: trabalha em harmonia com Omulu, na entrada da calunga pequena (cemitério).

Ogum Rompe-Mato: trabalha em harmonia completa com Oxossi, na entrada da mata. 

Ogum Beira-Mar: trabalha na orla marítima em harmonia com Iansã e Iemanjá.

Ogum Iara: trabalha na cachoeira em harmonia com Oxum.

Ogum de Lei: trabalha com as almas em harmonia com Xangô, Omulu, Oxum e Ogum Iara.

Ainda dentro desses desdobramentos, encontram-se os chefes de linha, como no caso de Ogum Sete Ondas, que vem a ser o desdobramento da vibração de Ogum Beira-Mar.

Vejamos outros caboclos de Ogum que baixam em nosso terreiro e seus pontos de força:

Ogum das Matas: nas matas.
Ogum Lanceiro: nas matas.
Ogum da Lua: nas cachoeiras e pedreiras.
Ogum Malé (Malei): aliada à Linha de Malei (Povo de Exu). 

Se exu é aquele que abre os caminhos, o faz em nome de Ogum, que estabelece a ligação entre os diferentes locais, determinando a atuacao de Exu. Por isso Ogum é responsável pelos caminhos.

Ogum da Lua
Ogum Megê
  
                       
                         Ogum das Matas
Ogum de Lei
Ogum de Ronda
Ogum Rompe Mato

Ogum Sete Ondas

















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