sexta-feira, 26 de abril de 2013


Tatuagem e religião - Umbanda



Olá amigos do blog!


É comum vermos tatuagens de orixás em praticantes da Umbanda. Sem fazer apologia a tatuagem, queremos falar um pouquinho dessa forma de homenagem feita por alguns adeptos de nossa religião.

A tatuagem é uma obra de arte viva e temporal, tanto quanto a vida. Segundo a Wikipédia, provas arqueológicas afirmam que a tatuagem é uma prática muito antiga, tendo seu início no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia, onde as tatuagens eram feitas em rituais ligados a religião.

Porém, a Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (em 787 ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, caracterizando-a como prática de vandalismo no próprio corpo. E até hoje algumas religiões proíbem essa prática em seus fiéis, o que não é o caso de nossa religião.


Para fazer um contraponto, principalmente na questão religiosa, a pintura corporal está presente nos rituais religiosos de nossos ancestrais africanos e indígenas. No Candomblé, por exemplo, até hoje é realizado o Efun, onde a cabeça e o corpo do iniciando é pintado com traços tribais com giz. Na cultura indígena a pintura do corpo também é feita para defendê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus.


Como vocês podem ver, a pintura do corpo relacionada a fé é algo muito antigo e que através da cultura pode influenciar nossas vidas até hoje.

Muitos adeptos de nossa religião, em homenagem ao seu orixá e por fé a ele, optam por fazer uma declaração de fidelidade e devoção através da tatuagem.

Oxossi: tatuagem de um filho do
Centro 
de Umbanda Ogum Rompe Mato
Um filho de santo do Centro de Umbanda Ogum Rompe Mato, que tem tatuado seu orixá de cabeça, Oxossi, no braço direito, nos conta da motivação que o levou a fazer essa tatuagem: "eu vi um rapaz com a palavra 'Orixás' tatuada no braço. Senti vontade de também expressar minha fé assim. É algo que não se apaga, que permanecerá comigo para  sempre. Tatuei Oxossi, meu orixá. Minha fé nele é infinita". 







Ponto riscado de preto-velho e homenagem
a Oxum: tatuagem de uma filha do Centro

de Umbanda Ogum Rompe Mato
Outra filha de santo do Centro também tem tatuagens que homenageiam a preta-velha com quem trabalha e sua orixá de cabeça: "Tatuei o ponto da Vovó Catarina em meu corpo para que ela me guarde, me proteja. É como se fechasse meu corpo. No braço fiz minha homenagem a Oxum, minha orixá de cabeça. Ainda pretendo tatuar uma Cabocla Jurema, a quem também tenho muita gratidão".








Fé: tatuagem de uma filha do Centro
de Umbanda Ogum Rompe Mato
A palavra "fé" também aparece tatuada em duas filhas da casa. Uma delas nos conta o seguinte: " tatuei FAITH, que significa fé em inglês, em homenagem aos meus guias, especialmente Rompe Mato (chefe do terreiro), e meus padrinhos Ogum Beira Mar e Vovó Catarina. A estrela é da Iemanjá a qual sou filha. Quando estou triste, meio sem rumo, costumo olhar para essa imagem. Funciona como um consolo, renovando minhas energias."








Bem amigos, esta postagem não tem a intenção de fazer apologia ou incentivar a tatuagem. Apenas fazer comentários sobre essa diferente manifestação de fé e devoção. 

Que jamais um cidadão sequer seja proibido de manifestar livremente sua fé e religião da forma que lhe pareça correta, respeitando o espaço do próximo.

Um grande abraço e que Oxalá abençoe a todos!

------------------------
TATUAGENS DOS ORIXÁS (retirado do Google)


 
Iansã                                          Oxossi


Ogum                                           Iemanjá


Cosme e Damião                                          Oxum


Ogum (São Jorge)                              Xangô (São Jerônimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário