sexta-feira, 26 de abril de 2013


Fumo na Umbanda: magia da fumaça

Caboclo no Centro de Umbanda.
Olá amigos!


Já falamos sobre a bebida alcoólica na umbanda e seus fundamentos. Hoje quero falar um pouco sobre o uso de fumo na umbanda.

Quem nunca viu um caboclo utilizando charuto nas sessões de Umbanda? Pois bem, a fumaça gerada pelo charuto serve como uma defumação feita no consulente, ajudando a limpar sua aura de larvas astrais ou energias negativas. Além disso o fumo condensa forte carga etérea e astral que, ao ser liberada pela queima, emana energias que atuam positivamente no mundo oculto, podendo desintegrar fluídos adversos à contextura perispiritual dos encarnados e desencarnados.

Pombogira no Centro de Umbanda.
Além disso, na queima do cigarro ou charuto temos o elemento terra (erva-fumo) e o elemento fogo. Esses elementos também são manipulados para o trabalho que está sendo realizado quando se utiliza a queima do fumo.

Em nossa casa, por exemplo, o chefe do terreiro, Cacique Ogum Rompe Mato, não dispensa o uso do charuto quando está em terra trabalhando. O charuto é uma de suas ferramentas de trabalho e ele a utiliza em prol da pessoa a quem ele está assistindo.

Nas sessões de pretos-velhos, é comum ver os vovôs e vovós utilizando cigarro de palha, fumo em rolo ou cachimbo em suas mirongas.

Na gira de Exu ocorre o mesmo, charutos, cigarros e cigarrilhas são utilizados pelos compadres durante a gira para descarregar o ambiente, a assistência e os próprios os médiuns.

Como podemos ver a magia da fumaça é mais um dos fundamentos da Umbanda e também é utilizada em outras religiões, como na Pajelança e Xamanismo.

Saravá magia de Umbanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário