sexta-feira, 12 de abril de 2013

Gira de
Pretos Velhos (Yorimá)

 
 
O ritual de trabalho em seu início foi descrito em capítulo específico. (Giras de Umbanda)
Para a continuação do ritual, são cantados os Pontos da Linha, com carinho, alegria e respeito.

Através dos cantos, os amados Pretos Velhos são chamados, para abençoar nossos trabalhos. Após a chegada das entidades, os cambones (cambonos), acompanham-nos até  o banquinho no qual se acomodará. Ervas, água num copo, vela branca acesa, fazem parte dos utensílios usados para a aplicação dos passes.
As entidades se apresentam com nomes diferentes como: Pai Joaquim; Tio Joaquim; Vovô Joaquim. Embora aparente uma graduação, ou denominação que indique um espírito mais velho ou mais novo, não implica que sejam de fato mais novos em idade. Pelos mistérios que envolvem seus trabalhos, não se pode afirmar seguramente que sejam espíritos mais novos ou velhos na atividade de mensageiros espirituais. Nem tudo nos é revelado, ou não estamos prontos para entender os mecanismos do Astral. Apenas sabemos de sua forma de apresentação aos videntes, com a  aparência de negros e negras, velhos, vestidos como os antigos escravos.
Os pretos Velhos são as manifestações amorosas que nos aconselham, fazem recomendação para melhores atitudes diante de nossa vida. São as poderosas luzes da sabedoria, humildade e fé. Seus fluídos são fortes e combatem todos os tipos de espíritos negativos ou perseguidores. Através de seus passes nos libertam das correntes pesadas do egoísmo, do medo e da insegurança. Nos fortalecem com suas rezas, seus rosários abençoados são poderosos, e às vezes nos presenteiam com seus patuás (amuletos) especiais. Trazem a alegria de boas notícias, ensinam orações, realizam trabalhos de cura do corpo e da alma. Suas mensagens podem ser comparadas com parábolas, que são fáceis de guardar, e de aplicar em nossa vida.
São espíritos iluminados, que podem comandar os trabalhos de outras Linhas, além das giras dos Pretos Velhos. Podem permanecer incorporados durante as Giras de Baianos, Boiadeiros, de Crianças, para vigiar e garantir um bom desenvolvimento de trabalho.
Todas as demais Linhas dedicam, aos Pretos Velhos, reverências respeitosas em virtude de seu elevado grau de Sabedoria e Luz.

Saravá aos Mestres Iluminados! Saravá à Força dos Pretos Velhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário