Muitas palavras utilizadas na
ritualística da Umbanda são de origem: africana, como o yorubá ou
bantu; indígena, vindas do tronco tupi-guarani e de palavras que
surgiram da mistura ou combinação das duas anteriores, que se tornaram
um dialeto diferenciado de uso popular e simples.
Para a reunião de pessoas que realizam um culto religioso para o contacto com o sagrado deu-se o nome de gira. O caminho trilhado pelos espíritos ou mensageiros iluminados recebeu o mesmo nome. Portanto pode-se entender que a palavra gira signifique caminho de contacto sagrado entre os dois planos o material e o espiritual.
As giras contêm um ritual que possue as etapas: Abertura; Chamada de Linha; Passes ou Consultas; e Encerramento.
Para os participantes da corrente de trabalho (médiuns), existe uma preparação especial anterior ao momento da reunião.
ANTES DO DIA DE TRABALHO ESPIRITUAL
Os médiuns, integrantes da corrente espiritual, possuem obrigações antes, durante e depois dos trabalhos.
ANTES:
1) Todos os integrantes, em sua
maioria, já receberam do nosso Mentor a informação sobre Pai e Mãe de
Cabeça, ou seja os seus Orixás Protetores.
Cada Orixá possue ervas que devem ser utilizadas em banhos de limpeza
e proteção, que precisam ser tomados três vezes por semana e inclusive
na véspera do trabalho.
2) Acender uma vela branca para
seu Anjo da Guarda pedindo proteção, fortalece o raciocínio e a
percepção, quer dizer os guias se aproximam, incorporam e realizam suas
tarefas com maior facilidade.
3) Usar roupa branca e adequada,
quer dizer vestir um escudo que pode absorver a Luz Divina em toda a
sua grandeza. Além de ser uma farda, pois somos o Exército de Oxalá na
Terra, é sinal de imenso respeito pela missão de nossos protetores.
Qual exército admite roupas inadequadas? Todos exigem a limpeza da
roupa, o carinho com os detalhes representa imenso respeito e amor pela
força que nos conduz pela espiritualidade. Adequada quer dizer também
ser respeitosa, discreta, pois nossa religião assim merece ser
lembrada.
Incluso nesta vestimenta está o Pano de Cabeça,
uma toalha individual utilizada pelo médium em diversas ocasiões. Em
dias de Saudação aos Arcanjos e Orixás, alguns deverão lavar a cabeça e
envolvê-la com esta toalha. Mas mesmo em todos os dias de trabalhos é
recomendável seu uso.
DURANTE:
Devemos conhecer as etapas do
Ritual de Abertura e Encerramento dos Trabalhos. É essencial a
participação de todos cantando, batendo palmas, além de sinal de amor e
respeito, é homenagem sincera por todas as linhas de trabalho. O
instrumento que usamos em nosso ritual é o atabaque, considerado parte
fundamental que dá as direções dos trabalhos espirituais. É considerado
como Orixá, intermediário entre nós e o Astral Superior, merecendo de
todos o maior respeito. Aquele que toca o atabaque (tabaqueiro, ogan )
dá o ritmo dos cantos.
Aqueles que só cantam os pontos
chamam-se CURIMBA. Na falta desse coral, todos os integrantes da
corrente devem cantar harmoniosamente juntos.
Manter-se atento durante os
trabalhos é de grande importância, pois os Espíritos que vêm trabalhar
em terra merecem atenção necessária. Todos os tipos de mensagens são
deixados para que saibamos melhor entender as lições que Oxalá nos
manda, estamos constantemente aprendendo. Dispersar, falar sobre coisas
diversas que não o conteúdo das mensagens é deixar correr para fora de
nós o banho de Luz que podemos receber é o mesmo que ser indigno,
ingrato aos amigos espirituais por toda a bênção que recebemos.
ORAI E VIGIAI!
RITUAL DOS TRABALHOS ESPIRITUAIS
DE NOSSA FRATERNIDADE
Nosso ritual foi organizado pelo
Mentor de nossa Fraternidade, não devendo ser considerado como o mais
acertado e sim correspondente às necessidades dos espíritos em forma
ampla e desprovida de conflitos. Cada templo se adapta com as
diretrizes de seus mentores, pois a unificação ainda não foi
estabelecida. Assim sendo respeitamos as diferenças, porque existem
conforme as determinações divinas e não temporais. O objetivo maior é a
Prática da Caridade e Amor Fraterno.
1) DEFUMAÇÃO - Purificação do ambiente e das pessoas.
Faz-se a defumação: do Altar onde
estão as imagens; do atabaque e seu ogan; da orientadora espiritual;
dos médiuns da corrente; da assistência; de todo o entorno dos
trabalhos (quintal, salas de trabalho, caminho até a porteira);
deixa-se o turíbulo* na porta do terreiro para defumar os que depois
chegarem.
*(instrumento usado com carvão e incensos - alecrim, benjoim, incenso, sândalo, alfazema)
2) BATER CABEÇA
Trata-se da parte do ritual de
abertura bater cabeça, ou seja, reverenciar as forças que estão para
chegar tornando o chão em Lugar Sagrado. Em nossa cabeça (coroa), está a
força de nossos Orixás Protetores, que humildemente reverencia somente o
Astral Superior representado em nosso Congá (Altar onde estão as
imagens dos Santos e as velas acesas que representam sua Luz presente).
Esta reverência é acompanhada de
grande sinal de humildade perante os guias que nos protegem.
3) PRECE DE ABERTURA
Em nossa Casa possuímos 3 orações para Abertura de Trabalho:
PRECE DE CÁRITAS , INVOCAÇÃO DAS
SETE LINHAS E ORAÇÃO PARA SANTA SARA KALI. Nesse momento todos deverão
estar de joelhos na corrente, e em pé os que estiverem na assistência.
Após a leitura da Prece o canto de abertura
4) SAUDAÇÃO AOS EXUS
Todos voltados para o portão de
entrada. Pedindo licença para a porteira ser fechada para os espíritos
de baixa freqüência e garantir o bom andamento dos trabalhos.
Cada um saúda o Exu Guardião protetor da casa e o seu protetor.
5) CANTAMOS o HINO DA UMBANDA (J.M.ALVES)
6) LOUVAÇÃO para OXALÁ
7) PONTO para YANSÃ Pedindo firmeza
8) PONTO de SAUDAÇÃO para as SETE LINHAS
De acordo com o calendário de
trabalhos espirituais serão cantados os pontos de chamada, firmeza,
agradecimento, confraternização. Em cada situação do trabalho se pede
determinados cantos para firmar o local nas vibrações atraindo as
melhores vibrações. Literalmente aqui é aplicado o dito popular "QUEM
CANTA SEUS MALES ESPANTA".
Procurar a harmonia no canto não
quer dizer que devemos ter aula de canto, e sim nos integrar ao grupo
cantando seguindo o ritmo, porque embora poucos saibam cada vibração
possui uma nota musical e entonação adequada.
Quando qualquer um dos irmãos
aprender pontos diferentes ensine aos demais, é sempre bom cantarmos
para nossos amigos espirituais.
9)
Cantamos o ponto de Subida para as entidades incorporadas. Após
realiza-se a Prece de Encerramento e em seguida o Ponto do Fechamento
de Trabalho Espiritual.
10) Todos se retiram respeitosamente do espaço ocupado pelos médiuns e assistência, despedindo-se fraternalmente.
Em capítulos à parte serão descritos os tipos de trabalho e as linhas com as quais trabalhamos.
Giras de:
1) Yorimá = Pretos Velhos
2) Caboclos de todas as Linhas
3) Yori = Crianças
4) Linha do Oriente = a ) Magia Egípcia ; b) Povo Cigano ; c) Corrente Médica do Espaço
5) Yemanjá = as Yabás com suas Caboclas e Marinheiros
6) Baianos e Boiadeiros
7) Exus Guardiões
8) Magia dos Antigos (estudos): Gregos; Romanos; Germânicos; Celtas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário